Campos do Jordão já é um destino bem popular entre os brasileiros no inverno. Aproveitar o frio para comer fondue e beber vinho é um programa quase obrigatório na cidade, mas você sabia que ela tem muito mais a oferecer? Mas não precisa se limitar ao tempo frio para conhecer a cidade. A região tem atrativos o ano inteiro! Por isso, hoje vamos falar sobre vários programas bem interessantes que você pode fazer por lá, e que com certeza podem dividir espaço com os passeios mais tradicionais para preencher um final de semana!

Subir a Pedra do Baú

A Pedra do Baú é visível de vários pontos de Campos e região. No entanto, só dá para ter uma ideia do tamanho dela chegando bem pertinho. Muitas empresas na cidade oferecem passeios para subir a pedra, que podem durar até 12 horas e começar durante a madrugada. Não é um passeio leve, mas o visual lá de cima com certeza compensa. Ah, nunca tente fazer essas escaladas sozinho, ok? O equipamento de segurança e um guia treinado são essenciais!

Visitar uma RPPN

RPPN é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, um lugar que desenvolve turismo sustentável, promove espaço para pesquisa científicas e para a educação ambiental. Em Campos, você pode visitar a Fazenda Renópolis. Os turistas podem fazer pequenas trilhas pela propriedade para conhecer as espécies cultivadas por lá e tomar um ótimo café da manhã, todo feito com coisas produzidas por lá!

Conhecer o Museu Felícia Leirner

Para ver um pôr do sol quase cinematográfico, vale a pena dar uma passada nesse museu a céu aberto! Além de abrigar mais de 80 obras da artista, o local divide espaço com o Auditório Cláudio Santoro, onde acontecem as apresentações do Festival de Inverno da cidade. O lugar é repleto de espécies de fauna e flora, e são um complemento incrível para as esculturas.

Passear pelo Horto Florestal

Vale separar um tempo para conhecer o Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido como Horto Florestal. Com uma área que ocupa 40% do município, não faltam atividades por lá. Dá para fazer trilhas mais curtas com a família ou trilhas mais longas, que precisam do acompanhamento de guias. Cachoeiras e lindas paisagens não faltam, e há inclusive uma área de piqueniques para quem deseja passar mais tempo por lá!

Como deu para ver, há muito o que fazer em Campos! Da próxima vez que estiver por lá, entre uma passadinha e outra na Vila Capivari, separe um tempo para conhecer essas atrações e ficar mais próximo da natureza!

Fotos: Vivi Florencio, FGMsp